terça-feira, 3 de abril de 2012

So typical... Peças chave do estilo da parisiense

Bom dia meus queridos!
Pois é, primeiro post sobre moda e já vamos começar falando sobre a moda parisiense, ícone mundial de estilo para  fashion lovers or not fashion lovers. É fato.

Paris sempre foi referência no quesito moda e o circuito Paris Fashion Week é um dos 4 principais circuitos de moda mundial, juntamente com New York Fashion Week, Milan Fashion Week e London Fashion Week.
Esse vínculo com o estilo começou a muito tempo, com um impecável know-how de marcas icônicas da alta-costura parisiense, como Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Givenchy (...) e que perdura até hoje nas vitrines dos principais destinos dos fashion lovers.

Mas digamos que apesar de toda essa pompa e diversidade da moda francesa, há uma certa uniformidade em peças chave no guarda-roupa feminino por aqui. E eis que temos a lista "So Typical" das principais peças usadas em Paris:

1. Trench-coat: a peça já remete à imagem parisiense sem nenhum esforço. Isso porque sua história está intimamente ligada às guerras mundiais, e a peça marcou presença nos uniformes de oficiais ingleses e franceses, entrando para o vestuário popular após os anos 50. O primeiro desenho do trench-coat veio da Burberry, em 1914, encomendado para que os exércitos pudessem estar mais bem preparados às situações adversas de clima e temperatura durante as batalhas.
História à parte, um bom trench-coat é uma peça chave por aqui, pois se adapta como uma luva ao clima instável de Paris. Não conheço uma francesa que não tenha ao menos um no armário e por isso mesmo, é bem comum observar um desfile de cores e tecidos do casaqueto pelas ruas da cidade.

Alexa Chung com seu trench Burberry em Paris


2. Calça de alfaiataria: é um verdadeiro coringa. Usar para o trabalho ou até com um look mais casual, o item está sempre presente no guarda-roupa parisiense. Além de dar um tom de elegância ao look, a versatilidade é o poder maior e tem uma gama de cores bem variada, dependendo da estação do ano.




3. Vestidos mais leves e esvoaçantes: para quem adora colocar um vestido, mesmo que esteja aquele tempinho feio, frio, Paris é o paraíso. Vestidos são usados em qualquer estação do ano, faça frio ou faça sol, e suas versões esvoaçantes fazem parte da graciosidade dos looks mais descolados. Dica: uma meia-calça para o outono/inverno é indispensável e confere um charme a mais na produção - e também são muito típicas aqui, podendo ser encontradas à venda em supermercados e até naquela farmácia da esquina.



4. Lenços: mesmo com uma primavera cheia de sol e um clima agradável, os lenços fazem parte dos looks franceses. Com uma enorme variação de usos, é um item versátil e que dá um up mesmo para aqueles dias de preguiça na hora de escolher o que vestir.
Há versões para todos os bolsos e eu mesma já achei uma loja super interessante com preços muito acessíveis no Metrô Opéra (linhas 7, 8 e 11). Não tem como errar, é exatamente em frente à uma boulangerie chamada Paul e exatamente ao lado da saída principal dessa estação, que dá acesso à Opéra Garnier de Paris. A loja não tem site, mas vale à pena conferir os lenços em seda por 15E.



5. Blazer ajustado: também um item presente em todas as coleções de diferentes marcas, é uma peça que, assim como a calça de alfaiataria, dá um toque elegante, mas que nesse caso ainda pode ser usado com looks nada formais, como por exemplo, com um short jeans.
Peça chave, sem dúvida.



6. Sliper: com um sistema de transporte público de grande alcance na área parisiense, ir para o trabalho com um sapato confortável é mais do que necessário. Ninguém consegue manter o salto no sobe e desce de escadas que é o metrô na cidade e por isso mesmo, esse item também está na nossa lista "So typical".
O sliper já virou febre no mundo todo e por aqui não pode ser diferente. Pode-se encontrar um bom sapato como esse em lojas de grande público como H&M, C&A e ainda Zara, Mango... Confortáveis e com um toque feminino, as opções são tantas que dá para perder uma boa hora na decisão de qual(is) levar.

Esse sliper com gliter é uma dica para quem acompanha o Le Pintemps aí do Brasil - faz parte da nova coleção da Schutz e é um must have do momento também aqui na França.

Sliper com gliter da H&M, com preço que cabe no bolso. Destaque aos detalhes da estampa de oncinha em preto - 29,90E.

Gostaram? Peças simples que fazem A diferença no guarda-roupa francês. Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário