domingo, 1 de abril de 2012

Jardins de Paris

Primeiro post oficial!! Ai, que emoção! E esse é digno de um primeiro post, pois vou aproveitar que estávamos falando de primavera, ou Printemps - para quem quer saber o significado do título do blog - e contar pra vocês sobre o parque número 1 aqui de Paris, na minha opinião.
Digo número 1, pois sim, para mim ele é o mais bonito, mas também porque esse será o primeiro de muitos parques, ou jardins, dos quais vocês lerão à respeito aqui no Le Printemps.

O Jardin du Luxembourg, é um dos parques mais badalados de Paris por inúmeros motivos. Primeiro, e muito importante, sua localização: fica no 6ème arrondissement parisiense - para quem não sabe o que significa, segue abaixo imagem dos bairros de Paris - e por isso mesmo, em região central, próximo a pontos turísticos imponentes como o Panthéon e a Cathédrale Notre Dame de Paris e em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Dessa forma, além de encontrar muitos franceses deitados na grama em um dia de sol ou fazendo um piquenique com a família nos finais de semana, você certamente encontrará muitos turistas.


Segundo: é o maior parque aberto ao público de Paris, o que acaba tornando-o ainda mais agradável, pois em dias de sol, cada cantinho de grama é disputado na cidade. São 224mil m2 de muita beleza e tranquilidade e um plus de que dentro desse parque ainda há o Palais de Luxemburg, sede do Senado Francês e detentor de um museu de grande porte, o Musée du Luxembourg, que tem uma coleção de pinturas de Rubens e mais cerca de 100 obras da Coleção Real Francesa.

Terceiro: seus canteiros de flores são de tirar o fôlego. Com diversos tipos de flores milimetricamente arranjadas - ou mescladas daquele jeito bagunçado-francês-maravilhoso - o Jardin du Luxembourg se torna uma vitrine de espécies e cores. As fontes também estão presentes em peso, incluindo a famosa Fonte e Médicis, construída em 1624 e que atrai muitos turistas ao parque.



Quarto: assim como em outros parques franceses, o Jardin du Luxembourg tem dezenas de cadeiras e espreguiçadeiras permanentes, espalhadas pelo ele. São reais facilitadoras da vida, pois devido à localização central e grande quantidade de frequentadores, há aqueles que preferem não se sentar na grama, - por não conseguirem agachar, como é o caso de muitas senhoras e senhores, ou ainda simplesmente não se sujar, amassar, etc - e então essas cadeiras ganham utilidade mil.

Quinto e último: por toda a extensão do parque, há diversas esculturas ao ar livre, às quais somadas com a paisagem de flores coloridas se tornam ainda mais interessantes e fotogênicas.

Fica a dica para quem vier a Paris e estiver passando pela região central!
Um passeio rápido e que com certeza será um bom paraíso para os fanáticos por fotografias.

Acesso: metrô Odéon (linha 4 ou 10) ou RER B, estação Luxembourg

Horário de funcionamento: varia de acordo com a duração do dia, chegando a estar aberto das 7:30h às 21:30h entre 16 e 30 de junho. Melhor verificar no site oficial, aba horaires d'ouverture.

Informações: http://www.senat.fr/visite/jardin/infos_pratiques.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário