quinta-feira, 17 de maio de 2012

O melhor crepe de Paris - Au P'tit Grec

Sabem quando bate AQUELA fome e tudo o que queremos é comer bem, bastante e barato?
Pois então, comer fora de casa aqui em Paris nem sempre é barato - e só para fazer um adendo, no que diz respeito ao item "bastante", para mim ainda é lenda que comida francesa é mal servida.
Então se você está passeando por aqui e o bolso tem livre acesso, Paris historicamente tem diversas opções de restaurantes maravilhosos. Mas se o seu caso é como o meu, que está com o bolso de estudante e prefere encontrar uma opção mais em conta, o Au P'tit Grec será a sua segunda casa para um crepe salgado - ou como dizem aqui, galette - ou doce DAQUELES, bem servidos AND bon marché.




O lugar é pequenininho, apertado do tipo Black Dog de 10 anos atrás (lembram, quando ainda era um corredorzinho que vendia o melhor cachorro quente de SP??), mas mais bem organizado. Banquinhos  e mesinhas de parede parecem deixar o ambiente ainda mais descontraído e amigável, já que se você resolve comer por lá, irá dividir a mesa com outros clientes. Mas se estiver lotado, o melhor é comer de pé mesmo, na rua, enquanto vê o movimento. O atendimento em todas as línguas, já que o chef consegue se comunicar até em grego, e com bom-humor - o que é realmente um diferencial quando se trata da França - arremata o lugar como um dos meus preferidos de Paris e sim, é onde levo TODOS que vem me visitar depois daquele dia de bate-perna exaustivo. Podem acreditar, fecha com chave de ouro.


  
Os preços variam muito de acordo com o seu pedido, mas não ultrapassam 6E se você for um ser-humano normal. Digo isso pois nunca presenciei a cena de alguém conseguir comer dois crepes salgados consecutivamente. O bichinho é realmente bem servido, mas se você conseguir fazer tal feito, mande fotos que publico aqui!
Brincadeiras à parte, o crepe é de respeito e você pode escolher seus ingredientes dentre uma boa gama de opções, incluindo desde o básico queijo emmental (que é algo normal aqui na França, ao invés dos nossos mussarela e parmesão) até batatas e ovo.
O mais tradicional é o de queijo, presunto e ovo, mas vocês podem arriscar nas opções sugeridas de olhos fechados. Eu mesma peço geralmente o Galette du Chef, que vem com emmental, salada, tomate, presunto italiano e... não lembro mais! O ponto é: sabor a não mais poder, feito ali na sua frente.









As opções de crepe doce também são uma tentação! Mesmo euzinha não sendo muito fã de doces (sim, podem xingar, mas é a verdade) as vezes caio na perdição de comer um de chocolate e laranja, ou ainda nutella e banana. Meudeusdocéuquecoisaboa!

Obs.: Os crepes tradicionais de Paris não são como esses, que se come com a mão. Os tradicionais mesmo são servidos em pratos, não vem com muito recheio e como envolvem um custo fixo maior (prato + garçom + mesas..........), são realmente mais caros. Por isso, se você é turista ou estudante, continuo recomendando o Au P'tit Grec, pois você nunca vai esquecer o melhor crepe de Paris, mesmo que não seja O tradicional.

Fica a dica meus amores: lugar bacaninha, público diversificado, atendimento nota 10 e o melhor custo benefício da história! En plus, localização boa para turistas que querem conhecer o Quartier Latin, já que fica na badalada Rue Mouffetard da mesma região.



Mais informações:
Não há um site oficial, como a maior parte dos "bons achados"
Funcionamento todos os dias do ano, exceto 1 de maio e 24, 25 e 31 de dezembro
Horário: 10h-1h (confirmarei para vocês)
Endereço: 66, Rue Mouffetard 75005 Paris
Acesso: Metro linha 7, estações Place Monge ou Censier-Daubenton

3 comentários:

  1. Acho que todos que já foram ao Au P'tit Grec podem confirmar este post! Eu já sou até reconhecida pelo crepeiro..haha
    Vale melhorar dizendo que ainda tem a tradicional água da pia de graça para os clientes, o que é bem útil após comer um monstro desses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, coisa tipica de TODOS os restôs franceses! O que acaba tornando a conta final ainda mais leve, ja que a taxa de serviço ja vem inclusa no preço da refeição e a bebida é gratuita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir