Pois então minha gente, hoje quero muito compartilhar com vocês umas das experiências culinárias que tive aqui em Paris. Ano passado, quando estava vindo pra cá, minha mãe - que adora essas idéias de receitas locais e originais - me falou tanto pra fazer um curso de culinária que fiquei com a ideia na cabeça.
A França realmente faz parte do pódio Michelin, com vários dos melhores restaurantes 3 estrelas do respeitável Guia Michelin. Em questão de números, o país dos queijos só perde para o Japão em quantidade de restaurantes top-estrelados, ficando com o segundo lugar: 23 contra os 32 endereços premiados do Japão.
Não apenas por isso, mas também por sua tradição culinária de dar água na boca, o país é reconhecido como um polo da arte gastronômica e tem uma das melhores escolas de gastronomia exatamente aqui, em Paris.
O Le Cordon Bleu é uma tradicional escola francesa, com um renome mundial e que tem cursos de arte culinária de todos os tipos, variando de acordo com os objetivos do aluno e tempo disponível. O único problema é que devido a essa referência no mundo gastronômico, seus cursos longos costumam envolver um grande investimento. Pensando nisso e na minha vontade infinita de fazer um curso de cozinha mesmo que básico, fui buscar mais informações e descobri que o Le Cordon Bleu oferece cursos rápidos e pas trop chers para estudantes e amantes da culinária, como eu. Ok, vale fazer a observação aqui que o pas cher nesse caso não é tão barato para quem desconhece o renome da escola de cozinha mais famosa do mundo: os cursos saem em média 100E, mas são a realização de um sonho para aqueles que conhecem o Le Cordon Bleu e sua tradição de mais de 500 anos.
Vale conferir os ateliers oferecidos e a agenda é anual, o que facilita a vida do viajante ou estudante aqui para se programar. Custos e outras informações aqui.
Para aqueles que preferem algo mais diferente e menos profissional, sem sair do nível de culinária francesa, que é top, seguem algumas outras opções que já acompanhei de pertinho também:
A LeNôtre, sobre a qual já falamos aqui no blog no post "O melhor croissant de Paris" oferece cursos de culinária francesa em geral e ainda cursos de especialidades de pâtisserie, que são realmente o seu forte. Fiz um atelier de croissants e pains au chocolat que foi uma maravilha! Chefs muito didáticos e com muita técnica. Valeu o investimento de 135E.
Fachada do Pavillon Élysée da Pâtisserie LeNôtre |
Atelier Croissant et Pain au Chocolat |
Enrolando a massa dos últimos croissants |
Chef Patrick Jeandeau explicando como fazer brioches |
O Atelier des Sens oferece uma gama imensa de cursos em Paris e tem opções inclusive de enologia, cosméticos naturais e cozinha bio. Realmente vale a pena conferir.
Já para aqueles que querem aprender uma receita mais caseira e tradicional francesa, o Papy Bio oferece cursos de macaron, aquele tradicional doce francês que comemos nos casamentos mais refinados... lembraram? O atelier fica em Paris, 20ème arrondissement.
Se tiver dúvidas sobre o melhor curso para você, fique a vontade para entrar em contato comigo! Realmente são muitas opções dignas de uma semana dedicada à arte gourmet, mas para turistas sem tempo, o melhor é focar em uma única opção.
muito bom delicia!!!
ResponderExcluir