Pois é pessoal, andei sumidinha nesses últimos dias mas já estou de volta! Recebi uma grande amiga aqui
chez moi - dessas do coração mesmo! - na semana passada e óbvio que resolvi acompanhá-la pela jornada infindável de tentar conhecer Paris em 5 dias. Há pessoas que acreditam que seja possível. E é, mas digamos que a parte invisível de Paris fica fora do centro, e é exatamente essa que eu quis que ela conhecesse, além do tradicional, claro, e ai que o tempo encurtou.
Pois bem, pra não nos prolongarmos muito
par le instant, quero contar de uma experiência MTO gostosa que passamos com um Free Tour que pegamos aqui na Cidade Luz.
Para quem não sabe, existe um tour "gratuito" (já vou explicar porque o entre-aspas!) pelas principais cidades da Europa, realizados por empresas que vêm ganhando nome nessa especialidade (
Sandermans é a principal quando o assunto é Europa). Os tours são guiados e partem geralmente de pontos turísticos famosos de cada cidade, duas vezes ao dia, com horários variados - verifiquem a disponibilidade de cada horário/cidade no hyperlink da Sandermans!), e são baseados em 4 fatores:
1. Os tours são feitos a pé, e têm uma duração média de 3 horas, dependendo do tamanho da cidade e ritmo do grupo.
2. Eles são gratuitos mesmo, então não há uma taxa fixa a pagar para acompanhar o tour guiado; cada pessoa fornece uma contribuição de acordo com o que puder e achar justo. Isso é o legal!
3. Há opções em diversas línguas, sendo o inglês e o espanhol os mais frequentemente encontrados.
4. As informações, dados históricos e formação dos guias são consistentes, o que faz com que o tour seja um programa que substitui realmente um tour guiado como aqueles Hop on Hop off.
Como é um tour a pé e não muito longo, geralmente não há tempo para entrar em museus, igrejas e outras atrações que ocupem a agenda turística, mas com certeza virão boas explicações e fatos históricos para que você escolha dentre todos os lugares que visitou aqueles que mais chamaram sua atenção e que merecem um retorno mais longo.
Pois bem, vamos ao que interessa!
O Free Tour de Paris sai da
Place Saint Michel, pertinho da
Cathédrale Notre Dame de Paris. Chegando lá pega-se uma senha, pois geralmente os grupos de free tour são grandes em feriados e finais de semana, como quando fomos, e então deve-se aguardar para ser chamado, para uma separação em grupos. O nosso foi separado entre english speakers e spanish speakers e então logo às 11h da manhã começamos a nossa caminhada. Vale lembrar que há duas opções de horário para o Free Tour, e aqui em Paris elas são às 11hs e às 13hs.
|
Fontaine de la Place Saint Michel |
Grupo misto de jovens, adultos, intelectuais, descolados... Muita diversidade pra completar um free tour maravilhoso e compesar a falta de sol.
Seguem abaixo os pontos que visitamos (na ordem pela qual passamos):
Le Quartier Latin
Notre Dame de Paris
Île-de-la Cité
Pont Neuf
Académie Française
Musée du Louvre
|
Musée du Louvre |
Palais Royal
Haussman's Renovations
Opéra Garnier
Jardin des Tuileries
Musée d'Orsay
Place de la Concorde
|
Vista da Église de la Madeleine, da Place de la Concorde |
Assemblé Nationale
Église de la Madeleine
Avenue des Champs Elysées
Arc du Triomphe
Pont Alexandre III
Tour Eiffel
Petit Palais
Grand Palais
|
Grand Palais |
Les Invalides
|
Les Invalides |
|
Final do tour, sob as cerejeiras em flor, ao lado da Pont Alexandre III |
|
O famoso Canard rôti |
Acabado o nosso tour, o nosso guia ainda nos levou até um restô (apelido parisiense para restaurante) tradicional francês, com vista para a Tour Eiffel, e que cabia no bolso dos estudantes! Foi para fechar o tour com chave de ouro. Comemos canard rôti avec des frites et salade (pato assado, acompanhando fritas e salada) e a famosa
carafe d'eau, que é água torneiral mesmo (potável aqui na França!), sem custo para o cliente de qualquer restô francês. Conta final igual a 11E, nada mais nem nada a menos do que o preço do cardápio, que já inclui os 12% de gorjeta. Fica a dica para o
Café Brasserie Le Duquesne.
Claro, vocês espertinhos de plantão ainda vão me perguntar "Mas e cadê a Sacre Coeur? E o Moulin Rouge?". Sim, aí vocês me pegaram, porque é aquilo que eu disse lá no começo: Paris é muito grande e conhecê-la assim, num pá pum é ainda mais complicado!
Mas ainda eram 16hs e o dia ainda estava claro - btw, os dias aqui estão escurecendo 21hs, o que nos dá a falsa impressão de que ainda é "hora de criança brincar na rua".
Logo após esticamos o pé na Tour Eiffel - obviamente não resistimos, já que era do ladinho mesmo! e de lá seguimos para Montmartre, visitar a Sacre Coeur, a famosa Place du Tertre (aquela onde há artistas na rua mesmo que podem fazer o seu retrato impecavelmente em preto e branco e diversas pinturas mara!), o café da Amélie Poulain (
Café des Deux Moulins), famoso por seu crème brûlé e por ter sido onde a personagem trabalhou como garçonete no filme, e finalmente o famoso Moulin Rouge.
|
Basilique Sacre Coeur |
|
Place du Tertre |
|
Café des Deux Moulins |
Tudo isso em uma única jornada de 12 horas! Mas conseguimos e ainda chegamos no Café des Deux Moulins com um dinheiro para o doce famoso que acabou saindo por salgado - 6,5E a belezinha. Valeu pela experiência, não pelo doce ou pelo atendimento
à la française.
Programa barato para visitar Paris, com direito à almoço tranquilinho e café no fim da tarde! Fica a dica.
E aí, acham que é suficiente?
(Desculpem pela falta de acentuação, mas estou escrevendo de um teclado que não ajuda muito! No teclado francês algumas letras já até vêm acentuadas... c'est la vie! Um dia eu aprendo!).
Para tomar nota:
Place Saint Michel: 2, Boulevard Saint Michel 75006 Paris
Cafe Brasserie Le Duquesne: 25, Avenue Duquesne 75007 Paris +33 (0)1 47 05 19 39
Café des Deux Moulins: 15, Rue Lepic 75018 Paris +33 (0)1 42 54 90 50