terça-feira, 5 de junho de 2012

Acervo do Museu D’Orsay chega à São Paulo em julho

Novidade fresquinha e das boas!
O Musée d'Orsay, tradicional mudeu parisiense que contém em seu acervo uma diversidade de obras renomadas criadas entre anos 1848 a 1914, tera uma uma mostra na cidade de São Paulo em julho desse ano.

O famoso relogio do Musée d'Orsay, antigamente uma estação de ferroviaria parisiense


Para os curiosos, o acervo de obras do museu, aberto em 9 de dezembro de 1986, foi formado a partir da coleção nacional de três entidades:
  • Musée du Louvre, para as obras de artistas nascidos apos 1820
  • Musée du Jeu de Paume, o qual desde 1947 é tido como referência para obras impressionistas
  • E finalmente do National Museum of Modern Art, o qual apos mudança para o Centre Georges Pompidou dedicou-se à obras de artistas nascidos apos 1870 
Como ja explicado para vocês no post sobre Giverny, o impressionismo surgiu como uma nova forma de interpretar o ludico universo dos pintores, agora mais bucolicos e humanistas do que nunca. A luz e o movimento era o que realmente importava para estes artistas, que romperam com o padrão estético do Realismo. O marco inicial do movimento artistico se deu com a obra “Impressão, nascer do sol” (1872), de Claude Monet, que esta exposta no Musée Marmottan Monet.
Apesar de ter um museu dedicado quase que inteiramente para suas obras, Claude Monet também esta muito presente nas pinturas do acervo do Musée d'Orsay e entre os principais artistas do estilo artístico estão, além de Monet, Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir, Camille Pissarro e Van Gogh.

Por isso mesmo, celebrando esses nomes emblematicos e um escola artistica marcante, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo realizara em julho uma mostra representativa sobre o tema.

Para não perder!

Em breve mais informações...

Um comentário:

  1. A expectativa está bem alta em relação ao que vão trazer (embora ainda não tenham dado muitos detalhes)...
    De toda forma, acho uma oportunidade incrível termos acesso a estas pinturas no Brasil!

    Vou conferir sim, certeza!!

    ResponderExcluir