domingo, 13 de maio de 2012

Bate e volta para Giverny - Maison Monet

Amantes da arte impressionista ou não, a visita à casa e jardins de Claude Monet é sempre uma abundância de cores e flores. Isso porque os jardins foram realmente programados para estar sempre floridos da primavera ou outono, o que garante à nós, turistas ávidos por emoção, um verdadeiro deleite!
Claude Monet foi o principal pintor da escola impressionista, sendo o seu quadro "Impressão, nascer do sol" a origem do termo "impressionismo" - que faz referência à técnica de pinceladas mais leves e soltas, valorizando a aplicação da luz e do movimento à pintura.




O impressionismo surgiu rompendo a tradição dos movimentos artísticos anteriores criando uma impressão visual particular através da pintura sem bordas e com cores luminosas. O uso do preto é raro e a obtenção de cores e tonalidades diferentes nunca é obtida via mistura de pigmentos, mas sim através de pinceladas de cores puras para que a imagem fosse formada pelos olhos do observador.

A Fundação Monet fica aberta de 1o de abril à 1o de novembro incluso, das 9:30h às 18h.
Para chegar é fácil, já que Giverny fica à 88 Km de Paris e há diversas opções de transporte:

Rua que dá acesso à Fondation Claude Monet
  • Trem: vá até a Gare Saint Lazare e compre um ticket pela SNCF (única Cia. ferroviária que faz destinos nacionais) e pegue um trem para Vernon (cidadezinha à 7 Km de Giverny). De Vernon, temos várias opções: ônibus, bicicleta ou taxi. Logo em frente da estação ferroviária de Vernon há um ônibus (linha 240) que faz a conexão com Giverny e os horários de saída são coordenados a cada 15 minutos após a chegada de cada trem de Paris; já para as outras opções é mais fácil perguntar na própria estação de trem. Há informação à disposição. O trajeto Paris-Vernon dura cerca de 44 min e custa 13,30E para adultos. Estudantes com carte 12-25 (carteirinha de desconto para estudantes, da SNCF) pagam 10E. Já o trajeto de ônibus Vernon-Giverny custa 2E e dura cerca de 12 min.
  • Ônibus: para aqueles que acharam muito complicado, há a opção de ida e volta com grupos turísticos via empresa Cityrama - Paris Vision. O tour sai do centro de Paris (1er arrondissement se não me engano) e custa cerca de 75E por um dia de passeio guiado.
  •  Carro: o aluguel de carro aqui na França é simples e eu mesma fui para Giverny dessa maneira. Estávamos em um grupo de 5 pessoas, o que acabou barateando o custo e fizemos um bate e volta. O aluguel de um carro pequeno sai cerca de 100E, fora o combustível. Mas a paisagem e o conforto compensam.

 Seguem algumas fotos que tirei na minha visita:

Flores nos Jardins de Monet





A famosa ponte de Monet, presente em diversas obras do pintor

Lembrem de levar comes e bebes também para fazer um piquenique por lá! Tem uma área pequena disponível para turistas mas apesar disso, muito gostosa e cheia de árvores, com aquela sombrinha gostosa!

Há também pequenos restaurantes ao redor da Fondation Claude Monet que servem almoços. O mais fácil é consultar no local mesmo, já que os menus podem variar.

Maiores informações:
Tarifas: adultos: 9E, crianças até 7 anos e estudantes: 5E, menores de 7 anos: gratuito.
Estacionamento gratuito

3 comentários:

  1. Très belles photos! Je vais sûrement y aller...

    Thibault

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci Thibault!
      C'est vraiment génial. Ca vaut la peine d'y rendre une visite. Mais si vous avez du temps, pas pour les week-ends: il y a du monde!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir