Já faziam umas boas semanas que eu estava de olho nessa exposição sempre que passava pelo metrô e via a sua divulgação colada pelos corredores e ontem decidi que ia reservar uma parte do dia para conhecê-la.
A exposição trata a circulação urbana como tema principal e com isso aborda desde a evolução dos meios de transporte nas cidades, assim como a evolução da cidade em torno dos meios de transporte, desde a Idade Média, como também temas que giram em torno de tecnologia como GPS, o rastreamento de dados de localização via tecnologia GSM (exposta com ajuda e parceria da empresa Orange, telecomunicações) e também as novidades que estão fresquinhas e vêm sendo aplicadas no mundo.
A exposição conta com um grande suporte de textos e uma novidade que me fez querer voltar pro Brasil só pra poder aplicá-la nos nossos museus (vai sonhando Carol): o uso de smartphones, em parceria com suas respectivas marcas, como meio audiovisual para explicações minuciosas ao longo da visita. Mecânica simples: por meio de um agreement que devemos assinar dizendo que não levaremos embora o telefone, só basta deixar um documento original na accueil - vulgo recepção - e pegar o seu smartphone para acompanhá-lo na visita, sem custo nenhum. Mas aí você vai me perguntar "Grande coisa, audioguides já existem em diversos museus hoje". Sim, meu querido leitor, mas aqui é que o detalhe ganha O destaque. Pois além de ser um audioguide, você consegue visualizar a tela, touch screen, e escolher o tema, dependendo da sua localização dentro da exposição, além de escolher opção audio ou leitura. Além disso, há opções de extras, para aquele que quiser saber mais sobre o assunto. Como em um smartphone você é livre para criar o SEU aplicativo, você pode adicionar as informações e interatividades que julgar interessante, sem um molde fixo. E isso torna a novidade interessantíssima, imagino eu! E quer coisa mais importante do que interagir com o seu expectador/consumidor hoje em dia?
Caso você tenha um smartphone e não prefira fazer o download do aplicativo diretamente, a exposição também conta com um QR code do aplicativo. Basta ter o leitor desse tipo de código no celular.
Enfim, já perceberam que adorei o brinquedo, não é? Mas sim, a exposição também foi incrível e muito bem estruturada. Começando com a evolução dos meios de transporte com um gráfico super simples, mostrando datas por tipo de transporte, a brincadeira ganha forma com explicações interessantes sobre como a circulação urbana foi evoluindo juntamente com o crescimento das cidades. Vale a pena conferir.
Para aqueles que realmente se interessarem pelo assunto, há também, no meio da exposição, uma sala com mesas e livros à disposição:
Além do mais, o Palais de Chaillot, para quem não sabe, fica ali no Trocadéro, logo atrás da Tour Eiffel. Então fácil acesso e sem desculpas para pelo menos não dar uma conferida de longe.
Mais informações:
Exposição temporária de 4 de abril de 2012 à 26 de agosto de 2012
Endereço: Palais de Chaillot - Cité de l'Architeture & du Patrimoine - Galerie Haute des Expositions Temporaires
1, Place du Trocadéro - 75016 Paris
Horário: aberto diariamente, exceto às terças-feiras e 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro, das 11 às 19h. Às quintas-feiras, 11 às 21h.
Bilheteria (exposição temporária): adultos 8E e tarifa reduzida 5E (estudantes da UE e crianças).